quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Coliseu


O Coliseu..
















Esse magnífico anfiteatro foi construído pelo imperador Flavio Vespasiano, de 69 a 79 d. C., no local onde ficava o lago artificial do Palácio Dourado de Nero. O nome original era Anfiteatro Flávio, mas ficou conhecido como Colosseum ou Coliseus em latim mais recente, devido a uma colossal estátua de Nero que ficava próxima do edifício. Durante os aproximadamente 500 anos que foi utilizado, em seu interior ocorreram lutas de gladiadores contra gladiadores, gladiadores contra feras, execuções de prisioneiros, enfim, toda sorte de mortes violentas.














O anfiteatro que inspiraria os modernos estádios de futebol, tinha 48 metros de altura, acomodava até 70 mil pessoas, tinha um teto de lonas retrátil, possuia portões numerados, e a arena media 87,5m por 55m e por uma década ali foram apresentadas cenas de batalha naval, em que um eficiente sistema de canais no subsolo enchia e esvaziava o palco. Construido com concreto natural, uma mistura de cal, areia, água e um material vulcanico chamado pozolana, os romanos criaram novas formas arquitetônicas, como o arco que permitia a economia de materiais e a cosntrução de paredes mais leves, porém nem por isso menos sólida.




















O arco permite que grande peso seja colocado sobre ele, tornando a construção ainda mais estável e foi largamente usado na construção desse suntuoso edifício. Na construção também foram utilizadas pedras vinda de uma pedreira a 30 km da cidade e grande quantidade de mármore, que foi saqueado ao londo dos séculos. Muitas pedras do Coliseu foram removidas para a construção de prédios na cidade.Sua construção demorou cerca de 10 anos e nela trabalharam dezenas de milhares de escravos judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário